segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Produtos e objetos do Portal do Professor

Gostei desta aula, porque o professor tem que realizar todo um trabalho em sala de aula e depois complemente no laboratório de informática.
O aluno entra em contado com uma diversidade de materiais concretos, o que facilita o aprendizado do conteúdo.
Recursos Complementares

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


As ferramentas tecnológicas, tem surgido atualmente com tanta rapidez como já mais poderíamos imaginar; a cada dia aparece novas mídias. A finalidade é a mesma trazidas pelo jornal e livros ( comunicação, informação, diversão ...) mas com o uso dos novos equipamentos, isso tem alterado a forma de nos comunicarmos. Temos que refletir sobre alguns desses meios de comunicação em nossas vidas, pois ao mesmo tempo que nos auxiliam, podem nos trazer grandes preocupações, como por exemplo: crianças acessar sites impróprios, pedofilia entre outras coisas. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, não há mídia que não possa ser usada na escola. Já que estão no mundo de uso extra-escolar por alunos e professores, deveria ser de interesse da escola usá-la e refletir sobre o modo como as usá-las. A integração entre as tecnologias de informação e comunicação ( TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis ( BELLONI, 2005, p. 9):como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. 


A atividade desenvolvida de mídiaeducaçaõ foi feita na escola Honorina Lucas de Brito com os alunos do 2º ano fundamental. O trabalho foi com três finalidades. A primeira constituiu na verificação da expectativa do aluno em trabalhar, utilizando o computador, a outra seria a habilidade de manuseio dos periféricos e, por último melhoramento de uma atividade realizada em sala de aula. A observação a respeito dos usos e dificuldades relacionadas às atividades com o computador foi bastante interessante, alguns alunos eram rápidos e não tinham medo, daquela atividade já queriam ir pra outros espaços, enquanto haviam alunos que até seguravam o mouse com a duas mãos, numa tentativa de acertar. Assim como acontece com os alunos também entre os professores; porque somos diferentes alguns têm mais habilidades, possui mais segurança. Ressalta ai a necessidade de mais formação teoricoprática dos professores, com as novas mídias, hoje tão necessária para o trabalho com seus alunos de maneira segura e produtiva.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Planejamento em sala de aula

Um dos planejamentos realizados em sala de aula sobre o meio ambiente e uso de tecnologia.
Tema: Meio Ambiente
Objetivo
Trabalhar com os alunos aspectos relacionados ao meio ambiente, bem como aspectos sobre cidadania.
Tempo previsto:  02 horas
Conhecimentos prévios dos alunos
  • - Envolver os alunos nas experiências do dia a dia, garantindo um meio saudável, e melhor qualidade de vida.
Recursos complementares
Disciplinas: Lingua Portuguesa, Ciências e Artes
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Passeata.
Público alvo
1º ao 5º ano fundamental

Professores envolvidos
Lana Mara de Carvalho Vasconcelos Santos
Vanda Gregorio Lauriano
Vera Lúcia da Cruz Lima
Tecnologias utilizadas
Data show
Computadores
Hiperlinks
Avaliação
A avaliação será realizada por meio de produção de poesias, paródias, confecção de cartazes e frases criadas pelos alunos com a utilização do computador.

Vídeo Meio Ambiente

Este vídeo foi realizado na Escola Honorina Lucas de Brito com alunos de 1º ao 5º ano para conscientizar sobre mudanças de atitudes e valorização do meio ambiente.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto Meio Ambiente

O projeto foi desnenvolvido na escola Honorina Lucas de Brito, com os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental na semana da cidadania, com a finalidade de concientizar os alunos e outras pessoas que vivenciaram o desnvolvimento das atividades, dos cuidados que devemos ter no ambiente que vivemos.
Ver apresentação

O que é ser professor hoje?

È ser um profissional que oriente, incentiva e viabiliza o processo ensino aprendizagem, equilibrando e provocando situações problemáticas de conflitos cognitivos.


O professor hoje precisa respeitar o tempo que cada aluno necessita para aprender; aproveitar o conhecimento que ele já tem,partir desse ponto, para novos conhecimentos.


Respeitar as diferenças, conhecer e aplicar metodologias variadas; ser questionador e avaliador das práticas pedagógicas, ser criativo e dinâmico.E hoje em dia com o avanço das novas tecnologias, o professor precisa ter conhecimento nessa área, conhecer as diferentes mídias,identificando também as novas linguagens, trazidas por essas mídias, situando-as no contexto escolar.